segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Classificação dos Bens

  •  Bens Materiais:  São bens de natureza concreta, ou seja, monumentos, sítios arqueólogos, núcleos urbanos, acervos musicológicos, documentais e bibliográfico

        
Exemplo: Igreja no Porto

  • Bens Imateriais:  São considerados bens imateriais as práticas, as representações, as expressões, os conhecimentos e as técnicas junto com os instrumentos, objectos e lugares culturais a eles associados. O instrumento que preserva o bem como imaterial é o Registo de Bens Culturais de Natureza Imaterial.

Exemplo: Frevo na Cidade de Olinda Brasil

  • Bens de consumo:é um bem que destina-se a satisfazer as necessidades de consumo de um indivíduo.
Exemplificando, são bens de consumo alimentosroupascadeirastelevisões etc. Não são bens de consumo maquinários destinados a auxiliar na produção de outros bens.
Exemplos: Compras de Bens para Consumo em um Supermercado


  • Bens de produção: são bens que servem para a produção de outros bens. São as máquinas, equipamentos e instalações de uma indústria, veículos e material de transporte.



Exemplo: Industria é um bens de Produção


  • Bens Substituíveis:substitutos ou sucedâneos, são bens cuja utilidade pode ser obtida de igual forma e intensidade pela utilização de outros bens. Por exemplo, a manteiga e a margarina. 
A manteiga como Exemplo de um bem sustituivel

  • Bem complementar: é um bem que deve ser consumido com outro bem. Isto significa que, se os bens A e B forem complementares, um aumento no consumo do bem A resulta num aumento do consumo do bem B. A Um exemplo de bens complementares é o do pão com o fiambre. Se o preço do fiambre baixar, para além de haver um aumento da quantidade consumida de fiambre, também haverá um aumento da quantidade consumida de pão, uma vez que os dois são frequentemente oferecidos em conjunto.
Exemplo de um bem complementar




     

Sem comentários:

Enviar um comentário