segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Classificação dos bens

Bens Materiais - Vulgarmente designados por bens.
Podemos descrevê-los através do seu peso ,forma ,cor. . . Ex. carros, livros, pães ,etc.



Bens Imateriais - designados vulgarmente por serviços.
Há necessidades que são satisfeitas pelo desempenho de cerras funções exercidas por pessoas como o médico ,o mecânico o contabilista, etc.






Produção - O conceito de produção é muito utilizado e importante ao nível da teoria económica em geral. A produção pode ser definida de várias formas, sendo vista normalmente como a actividade de combinação, transformação e utilização de fatores produtivos que possibilita a criação de um produto passível de ser transaccionado e utilizado com benefício para os respetivos consumidores.

Consumo - O consumo corresponde à despesa suportada pelas famílias na aquisição de bens e serviços de vários tipos (alimentares, vestuário, calçado, automóveis, electrodomésticos, serviços médicos, etc.) por forma a satisfazerem necessidades e maximizarem a sua utilidade. Ao mesmo tempo, a importância do consumo a nível macroeconómico é também muito elevada, correspondendo normalmente à maior parcela da despesa nacional de uma economia (que inclui ainda, entre outros, as despesas do Estado e as despesas de investimento).

Bens Complementares - Uma compra de supermercado ensina muito sobre Economia. Se o preço do sorvete sobe, você tende a comprar menos cobertura. Se o leite fica mais caro e você reduz o consumo, corta também o achocolatado. Sorvete e cobertura, leite e achocolatado podem ser considerados bens complementares.

Bens Substituíveis - Bens substituíveis, substitutos ou sucedâneos, são bens cuja utilidade pode ser obtida de igual forma e intensidade pela utilização de outros bens. Por exemplo, a manteiga e a margarina.



Sem comentários:

Enviar um comentário