domingo, 15 de abril de 2012

Ficha de Trabalho de AE

Assinatura ESS 2008Agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho
Escola Secundária de Sacavém
Ficha formativa nº1  – 3º período 
Nome:                                                                        nº                 turma:
2011/2012
Cursos de Educação e Formação
Actividades Económicas

  Prof : Leonor Neves Alves

 

 

1 – Observe o gráfico seguinte e responda :


a)     Qual o valor do aumento da taxa de desemprego desde Agosto de 2011 até Janeiro de 2012?


2 – Depois de ler atentamente o texto que a seguir se transcreve, responda ás perguntas que se seguem ao referido texto.

Desemprego em Portugal cresce para 15 por cento

Carlos Santos Neves, RTP02 Abr, 2012, 11:48 / atualizado em 02 Abr, 2012, 13:10

 

 

A taxa de desemprego em Portugal estabeleceu mais uma marca histórica no segundo mês de 2012, ascendendo a 15 por cento, revelam dados publicados esta segunda-feira pelo Eurostat. Os números do gabinete de estatísticas da União Europeia consubstanciam o agravamento da taxa entre as pessoas com menos de 25 anos, de 35,1 por cento em janeiro para 35,4 por cento em fevereiro. O país continua a extravasar a média da Zona Euro, onde a falta de trabalho atinge 10,8 por cento da população ativa.

No último relatório do Eurostat, Portugal aparece como o terceiro dos países-membros da União Europeia com taxas mais pronunciadas de desemprego. A encabeçar a lista está Espanha, com uma taxa de 23,6 por cento, seguida da Grécia, com 21 por cento, sendo que os dados relativos à situação grega dizem respeito ao mês de dezembro.

Relativamente a janeiro, a taxa portuguesa agravou-se em duas décimas para 15 por cento, o nível mais alto desde o início da publicação de números por parte do gabinete de estatísticas da União Europeia, há 14 anos. Face ao período homólogo do ano passado, a subida foi de 2,7 por cento: em fevereiro de 2011 o desemprego situava-se nos 12,3 por cento.

É entre os jovens com menos de 25 anos que a escalada do desemprego se revela particularmente acentuada. Neste segmento a taxa é de 35,4 por cento, a contrastar com os 35,1 por cento de janeiro. O que equivale também a um novo máximo. Já na distribuição por géneros, a taxa de desemprego é de 15,1 por cento entre os homens e de 14,8 por cento entre as mulheres.

No conjunto da Zona Euro, a falta de trabalho atinge agora 10,8 por cento da população ativa – uma subida de 0,1 por cento face a janeiro que reedita um máximo de 14 anos. Entre os 27 países-membros da União Europeia a taxa subiu igualmente uma décima para 10,2 por cento.
Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=541480&tm=6&layout=121&visual=49


a)      Qual o valor da taxa de desemprego , no segundo mês de 2012?

b)Qual o pais da União Europeia com maior taxa de desemprego? E qual o seu valor?

b)      Qual a faixa etária ( idades)  da população desempregada em Portugal, que é mais afectada?


3 – Observe o gráfico seguinte e responda:



Legenda auxiliar : Espanha ( mais acima no gráfico) ; Irlanda ( começa no 5 e termina imediatamente por  baixo da Espanha ) ;Portugal ( inicia por cima da Irlanda e termina a cruzar para cima com a Eslováquia)
a)      Quais os países da União europeia mais afectados pelo desemprego?

b)      Qual o pais que não estando representado no gráfico, também apresenta uma taxa de desemprego muito elevada?


c)       Preencha o quadro seguinte relativamente ao gráfico anterior, indicando, aproximadamente , o valor da taxa de desemprego de cada pais, no inicio e no final do gráfico, conforme exemplo.
País
Taxa de Desemprego( 2008)
Taxa de Desemprego ( 2012)
Eslováquia
11%
13%









Sem comentários:

Enviar um comentário