Comunicaçao Emprasiarial
Uma
comunicação fluida e eficaz é um requisito indispensável em qualquer ambiente de
trabalho. Saber transmitir uma mensagem, garantindo que esta vai ser
correctamente percebida por quem a recebe é, sem dúvida alguma, um ponto chave
nas relações profissionais. Para o
ajudar a melhorar as suas competências nesta área, seleccionámos alguns dos
principais obstáculos a uma comunicação eficaz.Não ser consistente.
A comunicação não é só aquilo que dizemos mas também as mensagens que,
através do corpo e do olhar, transmitimos a quem nos rodeia. Tentar passar uma
mensagem que a sua linguagem corporal está a contrariar é um erro e facilmente
detectado pelos seus receptores. Por exemplo, tentar passar uma mensagem de
optimismo demonstrando tiques de preocupação e ansiedade irá descredibilizar a
mensagem transmitida.Não ouvir.
Para bem comunicar, saber ouvir é
tão importante como saber falar. Aprenda a assimilar e compreender a informação
que lhe está a ser transmitida e deixe o seu interlocutor chegar ao fim do
raciocínio, antes de discordar ou interromper com dúvidas sobre o que está a ser
dito.
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