<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/28713256" width="479" height="511" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:1px solid #CCC;border-width:1px 1px 0;margin-bottom:5px" allowfullscreen> </iframe> <div style="margin-bottom:5px"> <strong> <a href="https://www.slideshare.net/leonorlaves/ftrabalho-n7-1anoteca-escuta-ativa-28713256" title="Ftrabalho nº7 1ºanoteca - escuta ativa" target="_blank">Ftrabalho nº7 1ºanoteca - escuta ativa</a> </strong> from <strong><a href="http://www.slideshare.net/leonorlaves" target="_blank">Leonor Alves</a></strong> </div>
ANO LETIVO 2013/2014
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CURSO CEF
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TURMA:
EC13
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Práticas
Técnico-Comerciais
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Técnicas de
Atendimento 1º ano
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Prof
: Leonor Alves
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REVISÕES
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1
- “Comunicar é transmitir algo, é
partilhar uma informação (seja ela um sentimento, uma ideia, uma sugestão. etc.),
de forma que seja recebida e interpretada pelo destinatário de modo semelhante
àquele a que teve origem, ou seja, a comunicação terá que se processar
necessariamente nos dois sentidos.”
1.1.Esta é uma noção de comunicação. Resuma e faça uma
nova frase .Comunicar
é transmitir uma informação ou uma ideia e tem que ser processada nos dois
sentidos.
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2
– Seguem-se os elementos básicos da comunicação - Emissor – é aquele que
transmite a mensagem. Receptor – é a pessoa que recebe a mensagem. Mensagem – é
tudo aquilo que o emissor envia ao receptor. Código – é o conjunto de sinais
utilizados na comunicação para transmitir a mensagem ex: língua, morse, etc. Canal
de comunicação – é o meio pelo qual é transmitida a mensagem, ou seja, pode ser
pelo meio eletrônico, livros, rádio, televisão, etc.
2.1
– Indique, no texto seguinte os elementos acima descritos:Emissor :maria teresa gonzalez |
Recetor:com que ela está a falar |
Mensagem: contar estrelas |
Canal:livro |
"O guarda da
Praia" Depois do jantar, sentou-se comodamente no parapeito da cozinha, de pernas a abanar sobre o terraço, enquanto eu lavava os pratos. - Cento e vinte e seis - ouvi-o dizer. - È o teu número da sorte? Perguntei-lhe... - Que é que tu estavas a contar, diz lá! - As estrelas que se vêem daqui quando não há nuvens. São cento e vinte seis. Parei a olhá-lo. Um raio fugido do lado mais branco da Lua pousava-lhe sobre o cabelo, dourando-o... Maria Teresa Maia Gonzalez "O Guarda da Praia" |
3 - Linguagem humana é todo e qualquer sistema
de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos humanos, e pode ser
percebido pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a
distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual, auditiva, tátil, etc., ou,
ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos
diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras,
usados para representar conceitos de comunicação, ideias, significados e
pensamentos.
3.1 – Como se chama o tipo de linguagem que utilizamos ao telefone? De
acordo com o texto acima.
Auditiva, sons
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4 – Segundo a imagem abaixo , quais são os
princípios da comunicação?
Não é possível não
comunicar
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Existem 3 tipos
diferentes de comunicação: verbal, não verbal e icónica.
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É impossível não comunicar. As pessoas estão
sempre a emitir mensagens quando estão em relação com alguém, sejam elas
mensagens verbais ou mensagens não verbais. As palavras, o tom de voz, as
expressões faciais e até os silêncios comunicam alguma coisa sobre nós!
6) Quais as formas de comunicação que
utiliza? Verbal , não verbal e icónica.
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7 – Qual a importância da compreensão da mensagem? Se não for comprrendida o emissor não atinge o seu objetivo. |
8– Dê uma definição de assertividade feita
por si.È a capacidade de expressar opiniões, crenças e ideias, sem violar os
direitos de outras pessoas.
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9 – Considera-se uma pessoa assertiva?
Justifique.Não porque ás vezes entro em discussões e quero ter razão.
Sim porque dou razão aos outros e quando
não têm aceito mas defendo a minha posição com calma.
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Vantagens da comunicação assertivaMas quais
são as vantagens de assumir uma postura assertiva na comunicação?
Assumir uma postura assertiva na
comunicação, isto é, ser directo/a, honesto/a e respeitoso/a permite às pessoas
serem mais construtivas na relação que desenvolvem com os outros. Aumenta a
auto-confiança e o respeito próprio diminuindo, ao mesmo tempo, a insegurança,
vulnerabilidade e dependência de aprovação para aquilo que as pessoas fazem.Aumenta
as reacções positivas dos outros que passam a sentir mais respeito e admiração.
Diminui a ansiedade em situações sociais e
as queixas somáticas de que sofrem algumas pessoas (ex.: dores de cabeça, dores
de estômago, insónias). 10 – Indique 3 vantagens da comunicação
assertiva
Diminui a ansiedade, as insónias e dores
de cabeça.
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ficha de trabalho nº 3 - Tecnicas de Atendimento - 1º ano - perfis comunicacionais from Leonor Alves
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