F.trabalho TECA









































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ANO LETIVO 2013/2014
CURSO CEF
TURMA: EC13
Práticas Técnico-Comerciais
Técnicas de Atendimento 1º ano
Prof : Leonor Alves
REVISÕES

1 -  “Comunicar é transmitir algo, é partilhar uma informação (seja ela um sentimento, uma ideia, uma sugestão. etc.), de forma que seja recebida e interpretada pelo destinatário de modo semelhante àquele a que teve origem, ou seja, a comunicação terá que se processar necessariamente nos dois sentidos.”
1.1.Esta é uma noção de comunicação. Resuma e faça uma nova frase .Comunicar é transmitir uma informação ou uma ideia e tem que ser processada nos dois sentidos.
2 – Seguem-se os elementos básicos da comunicação - Emissor – é aquele que transmite a mensagem. Receptor – é a pessoa que recebe a mensagem. Mensagem – é tudo aquilo que o emissor envia ao receptor. Código – é o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem ex: língua, morse, etc. Canal de comunicação – é o meio pelo qual é transmitida a mensagem, ou seja, pode ser pelo meio eletrônico, livros, rádio, televisão, etc.
 2.1 – Indique, no texto seguinte os elementos acima descritos:Emissor :maria teresa gonzalez Recetor:com que ela está a falar

Mensagem: contar estrelas

Canal:livro

 "O guarda da Praia"
Depois do jantar, sentou-se comodamente no parapeito da cozinha, de pernas a abanar sobre o terraço, enquanto eu lavava os pratos.
- Cento e vinte e seis - ouvi-o dizer.
- È o teu número da sorte? Perguntei-lhe...
- Que é que tu estavas a contar, diz lá!
- As estrelas  que se vêem daqui quando não há nuvens. São cento e vinte seis.     
Parei a olhá-lo. Um raio fugido do lado mais branco da Lua pousava-lhe sobre o cabelo, dourando-o...
Maria Teresa Maia Gonzalez "O Guarda da Praia"
3 - Linguagem humana é todo e qualquer sistema de signos que serve de meio de comunicação entre indivíduos humanos, e pode ser percebido pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual, auditiva, tátil, etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestossinaissonssímbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, ideias, significados e pensamentos.
3.1 – Como se chama o tipo de linguagem que utilizamos ao telefone? De acordo com o texto acima.

Auditiva, sons
4 – Segundo a imagem abaixo , quais são os princípios da comunicação?

Não é possível não comunicar
Existem 3 tipos diferentes de comunicação: verbal, não verbal e icónica.

5 – Dê um exemplo de cada tipo de comunicação : verbal, não verbal e icónica.
É impossível não comunicar. As pessoas estão sempre a emitir mensagens quando estão em relação com alguém, sejam elas mensagens verbais ou mensagens não verbais. As palavras, o tom de voz, as expressões faciais e até os silêncios comunicam alguma coisa sobre nós!
6) Quais as formas de comunicação que utiliza? Verbal , não verbal e icónica.
A comunicação implica sempre a transferência (passagem) de significados (interpretações das coisas) de uma pessoa para outra. A compreensão desses significados, por parte do receptor, é fundamental para que o objectivo do emissor seja alcançado.
7 – Qual a importância da compreensão da mensagem? Se não for comprrendida o emissor não atinge o seu objetivo.
A forma como comunicamos influencia a recepção do conteúdo das mensagens e isso deve ser levado em conta quando procuramos comunicar de forma adequada.A melhor forma de garantir o sucesso da comunicação e evitar que as mensagens sejam deturpadas durante o processo de interacção é assumir uma postura de assertividade. O que é a assertividade?  A assertividade é a capacidade de expressar (transmitir) ideias, crenças e emoções e defender direitos pessoais de uma forma apropriada, directa e honesta, que não viole os direitos das outras pessoas. A assertividade não é uma característica que nasce com as pessoas, nem um traço de personalidade que algumas pessoas têm e outras não. É uma aptidão (capacidade) que pode e deve ser aprendida e treinada por toda a gente.
8– Dê uma definição de assertividade feita por si.È a capacidade de expressar opiniões, crenças e ideias, sem violar os direitos de outras pessoas.

9 – Considera-se uma pessoa assertiva? Justifique.Não porque ás vezes entro em discussões e quero ter razão.
Sim porque dou razão aos outros e quando não têm aceito mas defendo a minha posição com calma.

Vantagens da comunicação assertivaMas quais são as vantagens de assumir uma postura assertiva na comunicação?
Assumir uma postura assertiva na comunicação, isto é, ser directo/a, honesto/a e respeitoso/a permite às pessoas serem mais construtivas na relação que desenvolvem com os outros. Aumenta a auto-confiança e o respeito próprio diminuindo, ao mesmo tempo, a insegurança, vulnerabilidade e dependência de aprovação para aquilo que as pessoas fazem.Aumenta as reacções positivas dos outros que passam a sentir mais respeito e admiração.
Diminui a ansiedade em situações sociais e as queixas somáticas de que sofrem algumas pessoas (ex.: dores de cabeça, dores de estômago, insónias). 10 – Indique 3 vantagens da comunicação assertiva
Diminui a ansiedade, as insónias e dores de cabeça.






































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